Jogo: acerte o número

  • Materiais: – bambolês de diversos tamanhos (a quantidade pode variar, conforme disponibilidade); – giz; – bolas (conforme número de participantes).
  • Objetivos: passa-tempo, desenvolver coordenação motora, senso de objetivo a ser alcançado, noções de grandeza numérica.
Espalhe bambolês aleatoriamente pelo chão. Se tiver de diversos tamanhos e cores, melhor ainda! Agora, com o giz, marque diferentes pontuações no chão, dentro da área delimitada pelos bambolês, semelhante à imagem ao lado. A ideia é simples. O jogador deverá rolar uma bola em direção aos bambolês. Conforme o local onde ela parar – dentro de um dos aros – ele faz a pontuação referente ao círculo. Se parar fora das áreas delimitadas pelos bambolês, a pontuação é “zero”. Defina algum nível de dificuldade e coloque pontuações no centro de cada bambolê. Algumas ideias:
  • no diagrama, temos bambolês de diversos diâmetros (tamanhos): 50cm, 65cm, 75cm e 90cm. Quanto maior, menor a pontuação e vice-versa.
  • Os que estão mais ao fundo, tem menos chances de serem alcançados. Por isso, podem valer mais pontos. A bola.
  • Ao passar sobre as bordas dos bambolês, a bola tende a perder velocidade ou mesmo desviar a rota. Por isso, quanto mais afastado, maior a dificuldade.
  • Defina a distância que os jogadores devem ficar dos bambolês. Pode-se definir algum critério adicional – como faixa etária – para diferenciar distâncias. Marque com um giz a área limite de onde o jogador poderá lançar a bola.
Variação 1: Um jogador por vez faz a jogada. O facilitador marca a pontuação alcançada. Ao final, faz-se o levantamento dos maiores pontuadores em uma lista ranqueada (dos maiores pontuadores aos menores). A vantagem desta variação é que basta alguns bambolês e uma bola, para locais com poucos jogadores e poucos recursos. Variação 2: Idem à variação 1, no entanto, colocam-se dois até mesmo três jogadores simultâneos. Torna-se mais dinâmico e divertido.  Variação 3: Define-se uma quantidade de rodadas. Colocam-se dois ou três jogadores simultâneos. Aquele que tiver a maior pontuação é o vencedor da rodada. Por exemplo, se forem 5 rodadas, aquele que atingir 5 vitórias primeiro é o vencedor. Variação 4: Define-se uma quantidade de rodadas. Colocam-se dois ou três jogadores simultâneos. Marca-se a pontuação de cada jogador na rodada. Por exemplo, ao final de 3 rodadas, aquele que fizer a maior quantidade de pontos, é o vencedor.